Colesterol
Existem vários tipos de colesterol: o LDL (baixa densidade), prejudicial ao organismo porque aumenta o depósito de gordura nas artérias, e o HDL (alta densidade), bom porque auxilia o processo de eliminação das gorduras. O colesterol LDL, em elevadas taxas, é um dos principais fatores de risco de infarto. Portanto, para evitar doenças coronárias, é importante reduzi-lo.
Qual é a taxa ideal de colesterol no organismo? Estudos recentes mostram a taxa não deve ultrapassar a 200 miligramas. Embora se incentive índices baixos de colesterol, eles não devem ser inferiores a 150 miligramas, sob o risco de ocorrerem problemas no organismo. Em caso de taxas de colesterol acima do normal, procure orientação médica.
Como reduzir o colesterol? Dê preferência aos óleos de origem vegetal (canola, girassol, milho e soja) ou azeite de oliva; Jamais reutilize o óleo de frituras, mesmo que seja de origem vegetal; Consuma carne vermelha sem exageros; Retire toda a gordura da carne antes de cozinhar ou fritar; Casos de taxas de colesterol acima de 350 miligramas devem ser controlados com medicamentos; Consuma verduras, legumes, frutas, cereais integrais e grãos em geral com frequência.
Qual é a relação do Triglicérides com o colesterol? O triglicérides, assim como o colesterol, é um lipídio plasmático, ou seja, gordura no sangue. O excesso dessa gordura ocorre por diversos motivos:
ingestão exagerada de alimentos gordurosos;
abuso de bebidas alcoólicas;
doenças relacionadas: diabetes, doença renal crônica e hipotireoidismo;
uso de diuréticos.
A questão da elevação dos níveis de triglicérides como fator de risco isolado para doenças cardiovasculares ainda gera controvérsia, já que não está comprovada sua relação com envelhecimento das artérias.