Atende SPTRANS
O Serviço de Atendimento Especial, ou Atende, é uma modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público.
Destina-se, exclusivamente, às pessoas com deficiência física e mobilidade altamente reduzida, associada ou não a outra deficiência, que não tenham condições de se locomover com autonomia nos demais meios de transportes coletivos.
Pessoas que apresentem doenças como, insuficiência renal crônica, diabetes, câncer, aids, obesidade mórbida, bem como deficiências mentais, visuais e auditivas, se não estiverem associadas à deficiência motora com comprometimento severo da mobilidade, não são caracterizadas com o perfil previsto para utilizar o benefício, segundo a legislação e regulamento do Serviço.
Inscrição de Novos Usuários: O passageiro ou seu responsável deve comparecer a um posto de atendimento da SPTrans ou às subprefeituras e retirar a ficha de avaliação médica ou imprimi-la no site: www.sptrans.com.br/passageiros_especiais/atende_inscricao.aspx
Então, deverá encaminhar a ficha ao médico que acompanha a pessoa com deficiência. Depois que o médico preencher a ficha, o passageiro ou seu responsável comparecerá a um dos postos de atendimento da SPTrans ou às subprefeituras entregará a ficha preenchida pelo médico e preencherá duas outras: a ficha de inscrição, com os dados pessoais do passageiro, e a ficha de programação de viagens, com os desejos de viagens do pretendente. Após a conclusão da inscrição, será entregue um protocolo de inscrição.
A documentação será avaliada pela SPTrans, quanto ao perfil exigido e, caso a inscrição seja aceita, o passageiro ou seu responsável receberá um contato tratando do início do atendimento. Se o passageiro não apresentar o perfil necessário, receberá uma carta informando sobre a impossibilidade.
Usuário
1. CPF e RG originais ou certidão de nascimento original, em caso de menor de idade;
2. Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone), com CEP.
Responsável/Representante
1. RG (original);
2. Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone), com CEP.
Outras informações necessárias:- Estado civil; escolaridade; moradia; composição familiar (parentesco, idade, ocupação e renda); e gastos mensais.